Competência em Informação: perspectiva didática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p112Palavras-chave:
Competência em Informação, Formação Profissional, Biblioteconomia, EnsinoResumo
Introdução: Apresenta reflexão sobre as ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de Biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da “Modelagem Pedagógica de Desenvolvimento da Competência em Informação”, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. Objetivo: O objetivo foi elaborar o modelo supracitado tendo como base a normativa da The Association of College and Research Libraries que consideram que a competência em informação é comum a todas as disciplinas, a todos os contextos de aprendizagem e a todos os níveis de ensino. Metodologia: A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Resultados: Modelagem conceitual pedagógica de desenvolvimento da CoInfo para os curso de graduação. Conclusões: Trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência em informação, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de Biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário.
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Referências
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