Competência em Informação: perspectiva didática pedagógica

Autores

  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará
  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p112

Palavras-chave:

Competência em Informação, Formação Profissional, Biblioteconomia, Ensino

Resumo

Introdução: Apresenta reflexão sobre as ações de ensino aprendizagem que podem influenciar positivamente na formação dos discentes do curso de Biblioteconomia no contexto brasileiro, ao apropriar-se da “Modelagem Pedagógica de Desenvolvimento da Competência em Informação”, colocando-a em prática por meio de intervenções pedagógicas. Objetivo: O objetivo foi elaborar o modelo supracitado tendo como base a normativa da The Association of College and Research Libraries que consideram que a competência em informação é comum a todas as disciplinas, a todos os contextos de aprendizagem e a todos os níveis de ensino. Metodologia: A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Resultados: Modelagem conceitual pedagógica de desenvolvimento da CoInfo para os curso de graduação. Conclusões: Trata-se de uma contribuição de aspecto inovador e social aos interessados na adoção de novas posturas nesta ambiência de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na compreensão das questões fundamentais relacionadas à competência em informação, possibilitando a sua apropriação junto aos cursos de Biblioteconomia e promovendo o aprofundamento das reflexões ora apontadas e a necessidade de implementá-la como parte da formação básica do bibliotecário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação

Departamento de Ciências da Informação

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UNESP – Marília/SP)

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION – ALA. Presidential Committe on Information Literacy: final report. (1989) Disponível em: http://www.ala.org/ala/acrl/acrlpubs/whitepapers/presidential.htm>. Acesso em: 03 set.2013.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES - ACRL. Information literacy competency for higher education. Chicago: ALA, 2000. Disponível em: http://www.ala.org/ala/mgrps/divs/acrl/standards/informationliteracycompetenc ystan dards.cfm>. Acesso em: 06 ago. 2013.
BADKE, W. Why information literacy is invisible. Communications in Information Literacy, v.4, n.2, 2010, p.129-141.
BELLUZZO, R. C. B. Competência em informação: vivências e aprendizado. In: Regina Celia Baptista Belluzzo; Glória Georges Feres. (Org.). Competência em informação: das reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013, v. 1, p. 58-74.
______ .Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2. ed. Bauru: Cá entre Nós, 2007. v. 1. 111p .
______ . O uso de mapas conceituais para o desenvolvimento da competência em informação. In: PASSOS, R.; SANTOS, G. C. (Org.). Competência em informação na sociedade da aprendizagem. Bauru: Kayrós, 2005b. p.29-49.
BRASIL. Leis e Decretos. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DO 23/12/1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>. Acesso em: 12 set. 2012
BRUCE, C. S. Information literacy research: dimensions of the emerging collective consciouness. AustralianAcademic&ResearchLibraries, v.31, n.2, p. 91-106, 2002.
CAMPELO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.3, p.28-37, set/dez. 2003.
CAVALCANTE, L. E. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 4762, dez. 2006.
CHAUI, M. A universidade publica sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n.24,p.5-11, set.-dez./2003.
CERVERÓ CUEVAS, A. Alfabetização em informação e educação a distancia: uma relação necesaria. In.: LINHARES, R. N.; LUCENA,S.; VERSUTIA A. As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do século XXI. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p.85-148
COONAN, E. A new curriculum for information literacy. Theoretical background – Teaching learning: perceptions of information literacy. Arcadia Project, Cambridge University Library. 2011.
DELORS, J. (Org). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/Brasília: MEC: UNESCO, 1998.
DOYLE, C. S. Information literacy in information society: a concept for the information age. New York: Syracuse University, 1994.
DUDZIAK, E. A. InformationLiteracy e o papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário na construção da competência em informação.. In: ENDOCOM. Encontro da Rede Nacional de Centros de Informação e Bibliotecas da Área de Comunicação Social, 12.,, 2002b, Salvador. ENDOCOM 2002: anais.. São Paulo: Intercom, 2002.
FARIAS, G. B. O Bibliotecário – gestor da informação:representações do segmento imobiliário sobre competências. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – UFSC, Florianópolis/SC, 2007.
______ . Competência em informação no ensino de biblioteconomia: por uma aprendizagem significativa e criativa . 183 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação ) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Marília: UNESP, 2014.
GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 39 n. 3, p.83-92, set./dez., 2010.
LAU, J. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. 2007. Disponível em: http://www.febab.org.br/jesus_lau_trad_livro_comp_v_f.doc>. Acesso em: 14 nov. 2008.
MATA, M. L.; CASARIN, H. C. S. Inserção de conteúdos de competência informacional e de formação pedagógica nos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil: uma análise por meio dos sites institucionais. In: Encontro Nacional de pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, 2012, Rio de janeiro. Anais do XIII Encontro Nacional de pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. p. 1-21.
PIANTOLA, D. ; VITORINO, E. V. Dimensões da Competência Informacional. Revista Ciência da Informação (Impresso), v. 40, p. 99-110, 2011.
SANTOS, A. S. Fundamentos da teoria histórico-cultural para a competência em informação no contexto escolar. 2013. 86f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – UNESP, Marília, 2013.
STUBBINGS, R.; FRANKLIN G. ‘Does advocacy help to embed information literacy into the curriculum? A case study’ Italics, n. 5, v.1, 2006. Disponível em: http://www.ics.heacademy.ac.uk/italics/vol5iss1.htm>. Acesso em: 8 Jul. 2011.
TAKAHASHI, T. Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e da Tecnologia, 2000.
UNESCO. Política de mudança e desenvolvimento no Ensino Superior. Rio de Janeiro: Garamond/Unesco, 1998.
URIBE-TIRADO, A.. La Alfabetización Informacional en la Universidad. Descripción y Categorización según los Niveles de Integración de ALFIN. Caso Universidad de Antioquia. Revista Internamericana de Bibliotecología, v.33, n.1, 2010, p.31-83. Disponível em: https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/RIB/article/view/6280>. Acesso em: 8 Jul. 2011.
VARELA, A. V.; BARBOSA, M. L. A. ; FARIAS, M. G. G. Desenvolvimento de competências informacionais, científicas e tecnológicas: responsabilidade do ensino superior com parceria entre a docência e a biblioteca. In: BELLUZZO, R. C. B.; Feres ,G. G. (Org.). Competência em informação: das reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013, v. 1, p. 176-208.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Farias, G. B. de, & Belluzzo, R. C. B. (2017). Competência em Informação: perspectiva didática pedagógica. Informação & Informação, 22(3), 112–135. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p112

Edição

Seção

Artigos