Aspectos da economia da informação: arquétipo conceitual econômico e social
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p185Palavras-chave:
Economia da Informação, Economia do Conhecimento, Aspectos Subvertedores, Arquétipo ConceitualResumo
Introdução: As empresas passaram por significativas mudanças advindas de paradigmas evolutivos amparados por aspectos tecnológicos e informacionais, que provocaram transformações diversas tornando o ambiente, interno e externo, das organizações complexo devido ao intricado rompimento de padrões na evolução da sociedade, no qual informação, competição e tecnologia possuem atuação determinante. Objetivo: Este estudo objetivou promover uma reflexão acerca dos aspectos da economia da informação que determinam esta nova sociedade, norteando-se pela problemática: quais aspectos subvertedores fundamentam a economia da informação? Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, por buscar uma ótica dilatada da economia da informação, a fim de proporcionar compreensão e reflexão sobre seus aspectos subversores; e descritiva por objetivar elucidar, pela análise e interpretação dos fatos, as dimensões da economia da informação. Resultados: Como resultado foi proposto um arquétipo conceitual dos aspectos subvertedores da economia da informação, representados pelas dimensões produção, pessoas, finanças, organização, ciência e mercado. Conclusão: Conclui-se que este estudo tende a contribuir para a compreensão e reflexão dos aspectos relacionados à economia da informação, por meio da comparação com as eras da sociedade, oferecendo assim uma visão ampla desta economia.
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