Práticas digitais nas unidades de I&D em Portugal: uma observação parcial da área das Humanidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p405

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Investigação Científica, Humanidades, Unidades de I&D, Portugal

Resumo

Introdução: Em que patamar digital estão as Humanidades portuguesas? A resposta a esta pergunta exige uma aproximação ao quadro teórico das Humanidades Digitais e uma aplicação deste quadro à situação da investigação científica portuguesa. É o primeiro estudo cruzado (não restrito a uma disciplina) sobre as práticas digitais na área das Humanidades em Portugal. Objetivo: O objetivo é analisar as práticas digitais na área das Humanidades em Portugal. Metodologia: Observámos uma amostra de 18 unidades de I&D portuguesas que atuam na área das Humanidades e identificámos os seus projetos de investigação em curso. Consideraram-se os projetos mais relevantes para a construção de um inventário e categorização das evidências da incorporação de ferramentas digitais no trabalho científico e na criação dos seus produtos finais. Resultados: Os resultados da análise a 25 projetos ativos e a uma linha de investigação mostram que as práticas digitais estão disseminadas e comunicadas de forma incipiente. Conclusões: A transformação preconizada pelo campo das Humanidades Digitais ainda se encontra numa fase inicial em Portugal.

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Biografia do Autor

Jorge Revez, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Programa em Ciências da Documentação e Informação

Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação, da FLUL. Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da FLUL. Doutorando em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Revez, J. (2017). Práticas digitais nas unidades de I&D em Portugal: uma observação parcial da área das Humanidades. Informação & Informação, 22(3), 405–425. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p405

Edição

Seção

Artigos