Produção intelectual docente do Instituto de Matemática/UFRGS

Autores

  • Daniela Gralha de Caneda Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Mielniczuk de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p86

Palavras-chave:

Bibliometria, Produção Docente, Periódicos, Coautoria, Colaboração Interinstitucional

Resumo

Introdução: Esse estudo é uma pesquisa bibliométrica, cujo objetivo é avaliar a produção docente do Departamento de Estatística (DEST) e do Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA) do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em relação aos artigos de periódicos publicados eletronicamente, entre 2007 e 2011. Objetivo: São objetivos específicos desse estudo: analisar a produção científica dos docentes no período, verificar o Qualis e a nacionalidade dos periódicos e avaliar o nível de colaboração entre os autores e as instituições. Metodologia: É um estudo bibliométrico de caráter descritivo, sob forma de levantamento, que teve suas respostas analisadas na figura de quadros, tabelas, gráficos e grafos. Resultados: Apresenta como resultados a produtividade de 177 artigos, sendo a produção do DEST (64,4%) superior a do DMPA (35,6%). Mostra que os Qualis dos periódicos analisados possuem, em sua maioria, Qualis B1 (27,11%), B2 (16,38%) e A2 (15,81%). Constata que os periódicos são em sua maioria estrangeiros (62%), em detrimento dos nacionais (38%). Conclusões: Expõe que os docentes do IM possuem elevado nível de colaboração, constituindo uma rede densa de relacionamento. Explana que há um bom nível de colaboração interinstitucional, na sua maioria com instituições nacionais. Sugerem-se novos estudos qualitativos para o encontro de respostas de questões que ficaram em aberto.

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Biografia do Autor

Daniela Gralha de Caneda Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Comunicação e Informação pela UFRGS. Graduação em Biblioteconomia e em Administração pela UFRGS. Especialização em Gestão Pública pela UFRGS.

Ana Maria Mielniczuk de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora no Departamento de Ciências da Informação da UFRGS e professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Graduação em Biblioteconomia pela UFRGS, especialização em Informática na Educação pelo PGIE/UFRGS, mestrado em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS e doutorado em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Queiroz, D. G. de C., & Moura, A. M. M. de. (2017). Produção intelectual docente do Instituto de Matemática/UFRGS. Informação & Informação, 22(3), 86–111. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p86

Edição

Seção

Artigos