A mediação cultural como categoria autônoma.

Autores

  • Edmir Perrotti Universidade de São Paulo (USP)
  • Ivete Pieruccini Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p01

Palavras-chave:

Mediação cultural. Paradigmas culturais. Apropriação cultural.

Resumo

Introdução: Reflexão sobre a noção de mediação cultural,  como categoria teórica e operacional autônoma, definida em articulação permanente com as  da produção e da recepção culturais, considerados processos dinâmicos e complexos que regem a ecologia simbólica.

Objetivo: definir a mediação cultural como instância essencial dos processos de produção de sentido

Metodologia: estudo dos elementos constitutivos de uma experiência cultural autobiográfica,  relatada por Clarice Lispector no conto Felicidade Clandestina.

Resultados: a mediação cultural não é simples recurso de transferência de dados/informações, mero “canal” ou instância de apoio visando a criação de elos entre sujeitos.

Conclusão: A mediação cultural  é ato autônomo, com identidade e lógicas próprias, definidas em relação com as esferas da produção e da recepção de informação e cultura. Tal abordagem, assumindo modelo triádico (mediação-produção-recepção), rompe com compreensões dualistas e mecânicas dos campos da Informação e da Comunicação, mostrando-se heurística, posto que se compatível com a centralidade dos dispostivos de mediação cultural na atualidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edmir Perrotti, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola da Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Docente do departamento de Ciência da Informação da ECA/USP.

Ivete Pieruccini, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola da Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Docente do departamento de Ciência da Informação da ECA/USP

Downloads

Publicado

2014-10-08

Como Citar

Perrotti, E., & Pieruccini, I. (2014). A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, 19(2), 01–22. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p01

Edição

Seção

Artigos