Sistemas de informação de marketing em unidades de informação empresarial: um modelo proposto

Autores

  • Ana Maria Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Educação - FAED
  • Carla Campos Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Educação-FAED.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p324

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Bibliotecário – Competências e Habilidades, Sistemas de Informação de Marketing

Resumo

Introdução: Propõe um modelo teórico de sistema de informação de marketing, o qual proporciona informações com atributos de qualidades, tais como: precisão, economia, flexibilidade, confiabilidade, relevância, simplicidade e verificabilidade aos decisores de organizações empresariais, com base na visão sistêmica e teorias de marketing.

Objetivo: Apresenta um modelo de sistema de informação de marketing para unidades empresariais, identificando as exigências, competências e habilidades que o mercado demanda do bibliotecário e a sua integração.

Metodologia: Revisão bibliográfica que possibilitou conhecimento teórico para propor o modelo.

Resultados: O modelo proposto é composto de cinco etapas e constituído de subsistemas que não foram identificados em sistemas de informação de marketing existentes, em que se confirma que a organização da informação é necessária para o desenvolvimento da organização

Conclusões: Identificou-se que o bibliotecário é um agente atuante, mediador de informações nos sistemas de informação de marketing em unidades empresariais, deve estar presente em todos os níveis do processo e proporcionar aos administradores uma maior credibilidade nas decisões tomadas.

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Biografia do Autor

Ana Maria Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Educação - FAED

Doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informação na Universidade do Minho. Professora Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da UDESC.

Carla Campos Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Educação-FAED.

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências da Educação-FAED.

Bibliotecária - Assembléia Legislativa de Santa Catarina - ALESC

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

Pereira, A. M., & Pereira, C. C. (2016). Sistemas de informação de marketing em unidades de informação empresarial: um modelo proposto. Informação & Informação, 21(1), 324–347. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p324

Edição

Seção

Artigos