Comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p225Palavras-chave:
Comportamento informacional, Significado cultural atribuído à deficiência, Síndrome de Down.Resumo
Introdução: O artigo apresenta, a partir do pressuposto do acesso à informação e da construção do significado cultural atribuído à deficiência, a análise do comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down. Caracteriza-se como um estudo de usuários da informação, na perspectiva da abordagem cognitiva. Objetivo: Analisar o comportamento informacional relacionado às necessidades, busca e uso de informação de pais de crianças com Síndrome de Down para conduzir o desenvolvimento dos filhos em múltiplos contextos. Metodologia: A abordagem do estudo foi de natureza exploratória e qualitativa. Compara dois grupos presentes na amostra, crianças nascidas nas décadas de 1960 a 1980 e crianças nascidas nos anos de 2009 a 2013. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados apontam para a interveniência do significado cultural atribuído à deficiência e ao acesso à informação, na transferência do conhecimento para a condução das práticas cotidianas dos pais, frente à realidade, em função do implemento de sistemas de informação, entre eles, internet e campanhas educativas responsáveis pela divulgação das potencialidades das pessoas com Síndrome de Down e pela promoção de novas posturas sociais. Conclusões: O fator determinante para as mudanças ocorridas no comportamento dos pais em relação ao reconhecimento das necessidades e ao processo de busca e uso da informação está localizado no significado cultural atribuído à deficiência, que perpassa as construções histórico-culturais indicadas nas relações sociais dos participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.