A produção sobre Educação à Distância no Open Learning: The Journal of Open and Distance Learning – Periódico da Universidade Aberta do Reino Unido

Autores

  • Maria Julia Giannasi-Kaimen UEL
  • Ana Esmeralda Carelli UEL
  • Vilma Aparecida Gimenes Cruz Unopar

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2005v10n1-2p44

Palavras-chave:

Estudo de Produção – Open Learning, Estudo de Produção – Educação a Distância, Comunicação Científica – Educação a Distância.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a produção de artigos do periódico Open Learning: the Journal of Open and Distance Learning, publicados no período de 1999 a 2003, para estabelecer uma síntese dessa produção com vistas a melhor compreender a realidade atual em âmbito internacional e oportunizar o compartilhamento das experiências na área como subsídio à pesquisa. O estudo em questão buscou identificar algumas variáveis como: autoria, abrangência geográfica, temática, tratamento do tema e a literatura utilizada na produção do artigo. Após este estudo constatou-se que a autoria individual ainda é muito presente; aspectos relativos à tecnologia têm sido uma temática bem focalizada, porém com preocupação de maximizar o potencial da Educação a Distância; a abrangência geográfica dos artigos contempla mais os países onde a Open University é presente; os autores utilizam formas diversas para tratar seus temas, porém a mais marcante é o relato de experiência dos programas de EAD existentes nas diversas universidades. As referências de livros e de periódicos constituem-se nas fontes mais utilizadas pelos autores no periódico Open Learning. Destaca-se ainda que a Educação a Distância tem criado novas oportunidades educacionais, especialmente no nível superior.

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Publicado

2005-09-04

Como Citar

Giannasi-Kaimen, M. J., Carelli, A. E., & Cruz, V. A. G. (2005). A produção sobre Educação à Distância no Open Learning: The Journal of Open and Distance Learning – Periódico da Universidade Aberta do Reino Unido. Informação & Informação, 10(1-2), 44–53. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2005v10n1-2p44

Edição

Seção

Comunicações