Desafios para o desenvolvimento profissional na sociedade da informação: algumas respostas das escolas de biblioteconomia e estudos de informação na Grã Bretanha
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.1998v3n2p7Palavras-chave:
Sociedade da Informação, Profissional da Informação, FormaçãoResumo
Este artigo identifica os seis maiores desafios emergentes para as profissões de informação devido ao surgimento da chamada Sociedade da Informação: orientar os usuários a tratar com o excesso de informação; o alto nível das habilidades técnicas exigidas para o gerenciamento das novas tecnologias de Informação e Comunicação; a competição com outros profissionais, pelas posições de gerenciamento, nas quais convergem a biblioteca e os centros de computação/informação; a necessidade de incorporar um espectro mais amplo de conhecimento e habilidades, provindas de outros setores separados da indústria da informação, tais como a editoração; a necessidade de desenvolver um nível mais elevado de habilidades de treinamento e estratégias facilitadoras para o uso da informação; e a necessidade de desenvolver uma profunda habilidade de trabalhar com outras pessoas. Tais desafios apontam para algumas soluções que têm sido adotadas pelas Escolas de Biblioteconomia na Grã Bretanha, muitas delas envolvendo a colaboração com outras áreas e disciplinas, de forma a produzir o conhecimento requerido por novos ambientes de trabalho. Tais desafios exigem mudanças nas estruturas de ensino, pesquisa e extensão de tais Escolas, o que inclui tanto a formação universitária em geral, como a educação continuada em particular. Finalmente, o artigo aponta para os perigos da inércia em relação a tais desafios.Downloads
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