Metodologia da problematização como alternativa para o desenvolvimento do pensamento crítico em cursos de educação continuada e à distância

Autores

  • Maria Julia Giannasi UEL
  • Neusi Aparecida Navas Berbel UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.1998v3n2p19

Palavras-chave:

Metodologia da Problematização, Pensamento Crítico, Educação Continuada e à Distânica

Resumo

Este texto procura refletir sobre as mudanças aceleradas nos diversos setores da sociedade atual, caracterizada como sociedade da informação, em função, principalmente, das tecnologias de informação e comunicação hoje disponíveis. Reforça também a necessidade de desenvolvimento de habilidades de raciocínio de ordem superior, como o pensamento crítico, através da Metodologia da Problematização, a qual trabalha com questões complexas e informações associadas a problemas específicos da realidade social. Sugere a utilização desta metodologia em cursos de educação continuada e à distância, para suprir possíveis deficiências conjunturais e lacunas existentes nos cursos profissionalizantes, na área da informação.

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Publicado

1998-12-15

Como Citar

Giannasi, M. J., & Berbel, N. A. N. (1998). Metodologia da problematização como alternativa para o desenvolvimento do pensamento crítico em cursos de educação continuada e à distância. Informação & Informação, 3(2), 19–30. https://doi.org/10.5433/1981-8920.1998v3n2p19

Edição

Seção

Artigos