Blogs como instrumento de legitimação de lutas sociais em Cuba
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p199Palavras-chave:
Economia Política da Comunicação. Ciberespaço. Comunicação Social. Blogosfera. Blogs Cubanos.Resumo
Introdução: A partir da referência macro da Economia Política da Comunicação, eixo teórico que analisa o desempenho econômico e político da mídia no processo de acumulação de capital, assim como do Estado e de organizações sociais, é evidente a reconfiguração da esfera pública diante do avanço do ciberespaço com suas potencialidades. Dentre estas, está a blogosfera com significativas repercussões em países mundo afora, independentemente do regime político.
Objetivos: Identificar pontos-chave da página, como: sistemática de atualização; idiomas utilizados e alcance geográfico; estudar os editoriais / temas disponibilizados, entre 1 de janeiro a 31 de março de 2012, como prática cidadã sob a ótica da análise de conteúdo.
Metodologia: Analisam-se os blogs cubanos como espaços de luta para (re) conquista da cidadania, em especial, a página de Yoani Sánchez, intitulada Generación Y, e objeto central de estudo por sua repercussão internacional.
Resultados: Os dados analisados confirmam GY como genuíno espaço de crítica à realidade do povo cubano e como alternativa à reivindicação de direitos, ao exercício de liberdade de expressão e ao intercâmbio de opiniões.
Conclusões: Oriundos de Cuba e de outras nações, comentários e comentaristas podem / devem ser objeto de estudo para aprofundamento do conhecimento sobre o blog em pauta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.