Blogs como instrumento de legitimação de lutas sociais em Cuba

Autores

  • Maria das Gracas Targino Universidade Federal do Piauí / Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p199

Palavras-chave:

Economia Política da Comunicação. Ciberespaço. Comunicação Social. Blogosfera. Blogs Cubanos.

Resumo

Introdução: A partir da referência macro da Economia Política  da Comunicação, eixo teórico que analisa o desempenho econômico e político da mídia no processo de acumulação de capital, assim como do Estado e de organizações sociais, é evidente a reconfiguração da esfera pública diante do avanço do ciberespaço com suas potencialidades. Dentre estas, está a blogosfera com significativas repercussões em países mundo afora, independentemente do regime político.

Objetivos: Identificar pontos-chave da página, como: sistemática de atualização; idiomas utilizados e alcance geográfico; estudar os editoriais / temas disponibilizados, entre 1 de janeiro a 31 de março de 2012, como prática cidadã sob a ótica da análise de conteúdo. 

Metodologia: Analisam-se os blogs cubanos como espaços de luta para (re) conquista da cidadania, em especial, a página de Yoani Sánchez,  intitulada  Generación Y, e objeto central de estudo por sua repercussão internacional. 

Resultados: Os dados analisados confirmam GY como genuíno espaço de crítica à realidade do povo cubano e como alternativa à reivindicação de direitos, ao exercício de liberdade de expressão e ao intercâmbio de opiniões.

Conclusões: Oriundos de Cuba e de outras nações, comentários e comentaristas podem / devem ser objeto de estudo para aprofundamento do conhecimento sobre o blog em pauta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria das Gracas Targino, Universidade Federal do Piauí / Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora em Jornalismo e Doutora em Ciência da Informação, ao longo das décadas, tem escrito centenas de artigos técnico-científicos, capítulos de livros e livros nas áreas de ciência de informação e comunicação, enveredando pela literatura, com seu primeiro livro de crônicas Palavra de honra: palavra de graça, ano 2008. Destaque para seu último livro Jornalismo cidadão: informa ou deforma, lançado em 2009, pelo The Information for All Programme da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Na atualidade, é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí e docente-colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Targino, M. das G. (2013). Blogs como instrumento de legitimação de lutas sociais em Cuba. Informação & Informação, 18(3), 199–221. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p199

Edição

Seção

Artigos