Gestão da inovação através do conhecimento e socialização organizacional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p103Palavras-chave:
Socialização organizacional, Gestão do conhecimento, Processos de inovaçãoResumo
Introdução: A dimensão humana das organizações considera a inclusão das pessoas em seu trabalho, o uso e a aceitação das ferramentas tecnológicas disponíveis, a consciência da cooperação e entre outros fatores que constituem o ambiente, contribuem para a execução das atividades ou para a construção de conhecimento.
Objetivo: Analisar os fatores envolvidos na socialização organizacional que contribuem aos processos de criação de conhecimento e inovação em quatro empresas de alimentos na cidade de Marília-SP.
Metodologia: A pesquisa tem uma abordagem qualitativa através do estudo de casos múltiplos em quatro empresas de alimentos na cidade de Marília-SP, cada uma de um tamanho: micro, pequena, média e grande empresas. Os sujeitos da pesquisa foram os funcionários e donos das empresas, que responderam a um questionário semi-estruturado contendo perguntas abertas e fechadas, em seu local de trabalho.
Resultados: Nos processos de inovação realizados pelas empresas houve dificuldades de natureza diversa, tais como as causadas pela baixa qualificação da mão de obra quando confrontada com novas formas de fazer suas atividades. No entanto, através do desenvolvimento das práticas de socialização voltadas para a inovação que ocorreu, as dificuldades foram superadas e lhes permitiu realizar novos procedimentos e alcançar os resultados esperados.
Conclusões: As empresas estudadas revelaram grandes diferenças quanto à necessidade de institucionalizar a socialização. Uma alternativa para tirar vantagem do conhecimento e convertê-lo em benefício para a organização é criar condições adequadas para gerenciá-lo, no contexto adequado através do processo de socialização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Informação & Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.