Marketing de relacionamento em bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p219Palavras-chave:
Marketing, Marketing de relacionamento, Biblioteca universitáriaResumo
Introdução: Aborda o marketing de relacionamento em biblioteca universitária, tendo como objeto de estudo o Setor de Assistência ao Leitor da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará, e as relações existentes entre os bibliotecários de referência e os usuários.
Objetivo: Investigar, junto à direção e aos bibliotecários de referência da BCH, o conhecimento que eles têm sobre marketing de relacionamento, se veem a importância de fazer uso desse tipo de marketing para melhor satisfazer os usuários, que ações de marketing de relacionamento são praticadas, como são praticadas e se praticam de forma consciente, bem como verificar, junto aos usuários da biblioteca, sua percepção dessa prática e seu grau de satisfação quando às ações de marketing de relacionamento desenvolvidas.
Metodologia: consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Utilizou-se o funcionalismo e, como instrumento para a coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e questionários. Para analisar os dados, optou-se pela análise de conteúdo.
Resultados: Verificou-se que o conhecimento que a diretora da BCH e os bibliotecários de referência têm sobre marketing de relacionamento ainda é muito restrito, e embora vejam a importância do tema no âmbito da BCH, as ações que praticam são de forma inconsciente, o que deixa lacunas quanto à percepção dos usuários em relação a essas práticas.
Conclusões: Independente do tipo de ações, os usuários apresentaram um grau considerável de satisfação em relação às ações praticadas pela BCH.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.