Fontes de informação digitais: análise das dissertações do Programa de Pós-graduação em Design da UFPE; Fuentes de información digitales: análisis de las disertaciones del programa de postgrado en design de la UFPE
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p114Palavras-chave:
Estudos de Citação, Bibliometria, Fontes de Informação Digitais, Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco.Resumo
Introdução: A informação científica tem importância fundamental para o desenvolvimento da ciência, e, portanto, a sua comunicação é crucial para que tais informações sejam divulgadas. Nesse contexto, do universo da comunicação científica, a citação é um dos elementos que materializa social e cognitivamente a informação. Assim, o artigo discute a relação entre citações e referências por meio da literatura sobre fontes de informação tradicionais e digitais e os estudos de citação.
Objetivo: Analisar as fontes de informação contidas nas referências das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com foco na disponibilidade dos documentos eletrônicos citados.
Metodologia: Trata-se de um estudo bibliométrico por meio da técnica de análise de citação, configurando-se como pesquisa descritiva, exploratória e bibliográfica. O corpus da análise são as dissertações do ano de 2004 até o ano de 2011, totalizando 78 dissertações.
Resultados: Foram analisadas 6.108 referências, das quais 822 são digitais. Do total de fontes digitais, 534 estão disponíveis, mostrando que grande parte dos arquivos eletrônicos, ou seja, 60,5% se encontram acessíveis na Internet, com distribuição equilibrada entre as linhas de pesquisa do PPGD-UFPE.
Conclusão: Pode-se afirmar que a Pós-Graduação em Design da UFPE utiliza um número pequeno de fontes digitais, porém o mesmo dispõe de fontes confiáveis, pois grande parte cumpre com o seu principal objetivo: viabilizar sua recuperação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.