Práticas informacionais dos dirigentes do sindicato dos bancários de BH e região

Autores

  • Dalgiza Andrade Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Aparecida Moura Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p127

Palavras-chave:

Informação, Prática informacional, Prática sindical, Bancários, Sindicatos, Mundo do trabalho, Processo de trabalho bancário

Resumo

Introdução: Os sindicatos são espaços em que a informação parece adquirir relevância a fim de municiar seus dirigentes, ativistas e militantes na defesa dos interesses dos trabalhadores por eles representados.

Objetivos: Caracterizar e analisar as práticas informacionais dos dirigentes do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região.

Metodologia: O estudo apoiou-se em abordagens teóricas que analisam a informação como um fenômeno social, a prática informacional e as transformações do mundo do trabalho. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizada a técnica do grupo focal e entrevistas com os membros da diretoria do Sindicato.

Resultados: O estudo apontou para um alto índice de uso e preferência pelos recursos digitais e constatou também que o fato da entidade ter um Serviço de Informação Especializado contribui para a preparação dos dirigentes. Indicou ainda que a informação possui valor estratégico para os dirigentes e que a prática informacional é essencial à prática sindical.

Conclusão: os dirigentes bancários no contexto do SEEB-BH são sindicalistas que possuem facilidade na relação com a informação e com as novas tecnologias. Compreendem a informação como necessária, indispensável e estratégica a sua prática sindical. Utilizam as ferramentas disponíveis e acessíveis a partir dos meios eletrônicos com facilidade e assiduidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Maria Aparecida Moura, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l Homme. Docente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

Oliveira, D. A., & Moura, M. A. (2013). Práticas informacionais dos dirigentes do sindicato dos bancários de BH e região. Informação & Informação, 18(1), 127–141. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p127

Edição

Seção

Artigos