Enquadramento Legal dos Arquivos Audiovisuais e Sonoros em Portugal

Autores

  • Nuno Miguel Epifânio Universidade de Évora- Departamento de História,

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p222

Palavras-chave:

Arquivos, Legislação, Informação.

Resumo

Introdução: A legislação que regulamenta os Arquivos Audiovisuais e Sonoros não reflete diretamente o seu modus operandi nem define diretrizes sobre a conservação do espólio documental de interesse histórico. Pretendemos fazer uma retrospetiva da legislação publicada e também tentar perceber as causas que determinaram esta situação.

Objetivos: Compreender a interligação entre o modelo de gestão de informação dos Arquivos Audiovisuais e Sonoros e a diferente legislação produzida nos últimos anos em Portugal.

Metodologia: Ao longo do artigo é analisada a principal legislação que regula o sector televisivo e radiofónico, sendo focado o papel Código do Direito de Autor e Direitos Conexos como principal instrumento jurídico no acesso aos registos sonoros e audiovisuais arquivados.

Resultados: São expostos os principais condicionalismos legais com que se deparam estas Instituições. No final do artigo são sugeridas algumas alterações ao panorama legal com o intuito de otimizar o funcionamento destas Organizações.

Conclusões: É urgente a uniformização de procedimentos, designadamente na conservação e seleção do espólio documental. A própria legislação deverá incluir indicações relativas aos prazos de transferência do conteúdo documental para o suporte digital, bem como propor orientações de acesso on-line à reprodução dos registos documentais. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nuno Miguel Epifânio, Universidade de Évora- Departamento de História,

Estudante do programa de doutoramento em Ciências da Informação no Departamento de História da Universidade de Évora, membro do CIDHEUS- do Centro Interdisciplinar de Estudos Históricos e Sociais da mesma Universidade, mestre em Ciências de Informação.

Downloads

Publicado

2013-07-05

Como Citar

Epifânio, N. M. (2013). Enquadramento Legal dos Arquivos Audiovisuais e Sonoros em Portugal. Informação & Informação, 18(3), 222–237. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p222

Edição

Seção

Artigos