A apropriação do conceito como objeto na literatura periódica científica em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p52Palavras-chave:
Conceito, Teoria do Conceito, Terminologia, Modelo conceitualResumo
Analisa a noção de conceito situada na literatura periódica em Ciência da Informação no Brasil. Problematiza as concepções teóricas sobre o conceito e suas relações com o processo histórico que o determina, assim como indica possibilidades de estudos relativos aos campos semânticos em que se efetivam essas relações. Analisa o conteúdo de um corpusde 75 artigos, selecionados da Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), entre os anos de 1975 e 2011, identificando e mapeando categorias temáticas relacionadas à concepção e à evolução do conceito, como objeto de estudo. O conceito é discutido amplamente em relação as suas origens filosóficas e as suas relações com as ciências e com a realidade, mas ainda não tem sido suficientemente explorado no que se refere à riqueza e às conotações que adquire historicamente, à ideologia ou às relações de força existentes nos campos semânticos em que é representado e definido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Informação & Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.