Biblioteca prisional em foco

das práticas bibliotecárias aos estudos na Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p96

Palavras-chave:

Biblioteca prisional, Práticas bibliotecárias, Ciência da Informação, Sistema prisional

Resumo

Objetivo: Evidenciar as práticas bibliotecárias e atividades desenvolvidas no ambiente prisional com apoio da biblioteca, além de identificar conceitos e características da biblioteca prisional e discutir a relevância de ações de informação com apoio da biblioteca para estudos acadêmicos na área da Ciência da Informação.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental. O levantamento bibliográfico foi realizado na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e em livros. A pesquisa documental foi realizada nos sites do Governo, Ministério da Justiça e documentos oficiais sobre o sistema prisional.
Resultados: Apesar de ser um campo de pesquisa vasto, os estudos científicos demonstram poucas pesquisas sobre a temática da biblioteca prisional, a maioria, são relatos de vivências, projetos ou ações desenvolvidas nas unidades prisionais no Brasil.
Conclusões: É preciso divulgar as práticas bibliotecárias no ambiente prisional para que possamos desenvolver mais estudos sobre esta temática e proporcionar novas discussões no âmbito da Ciência da Informação sobre a biblioteca prisional.

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Biografia do Autor

Adriana Isidório da Silva Zamite, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Brasil.

Maira Grigoleto, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Brasil.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Zamite, A. I. da S., & Grigoleto, M. C. (2023). Biblioteca prisional em foco: das práticas bibliotecárias aos estudos na Ciência da Informação. Informação@Profissões, 11(2), 96–118. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p96