“PesquisadOCs”: elementos para a cartografia da comunidade brasileira de pesquisadores em organização do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p122Palavras-chave:
Organização do conhecimento. Comunidade de pesquisadores. CartografiaResumo
Objetivo: Considerando-se o tamanho e a dispersão geográfica da comunidade de pesquisadores que estuda a temática da organização do conhecimento, objetiva-se identificar, descrever e mapear, com o recurso de coordenadas geográficas, os centros de referência e os pesquisadores envolvidos com a pesquisa brasileira em organização do conhecimento. Metodologia: Os referidos pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação no Brasil, foram identificados por meio dos respectivos currículos Lattes e, adicionalmente, pela coleta de informações junto às páginas web dos programas em que atuam. Utilizou-se como recurso tecnológico para a coleta de dados e para a construção e disponibilização da informação cartográfica o Google Maps. Resultados: Nesta primeira aproximação, o mapa produzido identifica e cataloga um conjunto de 24 docentes distribuídos em 9 instituições cobrindo todo o território brasileiro. Conclusões: O mapa apresentado possibilita localizar e identificar rapidamente endereços, contatos e outras informações breves de pesquisadores cujos temas centrais se relacionem à organização do conhecimento, facilitando eventuais contatos, inclusive com apresentação de coordenadas geográficas, o que pode ser utilizado para a exportação dos dados cadastrados para outras bases ou softwares de gestão da informação cartográfica mais robustos.
Downloads
Referências
BARITE, M. Organización del conocimiento: un nuevo marco teórico-conceptual en bibliotecología y documentación. In: CARRARA, K. (Org.). Educação, universidade e pesquisa. Marília: Unesp-Marília, 2001. p. 35-60.
BAUDRILLARD, J. Simulacra and Simulations. New York: Semiotext(e), 1983.
DODGE, M.; KITCHIN, R. Mapping cyberspace. London: Routledge, 2001.
FRANCO, J. R. Cartografias criativas: da razão cartográfica às mídias móveis. Curitiba: Appris, 2019.
GUIMARÃES, J. A. C. A análise documentária no âmbito do tratamento da informação: elementos históricos e conceituais. In: RODRIGUES, G. M.; LOPES, I. L. (org.) Organização e representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2003. 100-117.
GUIMARÃES, J. A. C. A Organização do conhecimento: passado, presente e futuro sob a perspectiva da ISKO. Informação & Informação, v. 22, n. 2, p. 84-98, 2017.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: 34, 1996.
MOREIRA, W. Os colégios virtuais e a nova configuração da comunicação científica. Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 57-63, 2005.
OLIVEIRA, C. Dicionário cartográfico. 4.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.