Proteção do conhecimento: apoio a inventores em uma universidade do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n1p01Palavras-chave:
Proteção do Conhecimento, Inovação, Propriedade Intelectual, Universidades, Patentes, Gestão da Propriedade IntelectualResumo
Introdução: A Universidade é notoriamente reconhecida como fonte de geração e disseminação de conhecimentos. A inovação, por sua vez, decorre de conhecimento científico, que por meio de instrumentos de propriedade intelectual, como a patente, pode ser protegido, o que garante os direitos dos atores envolvidos quanto à apropriação indevida do conhecimento, possibilita o compartilhamento seguro e, por fim, contribui para o desenvolvimento tecnológico.
Objetivos: Verificar o apoio a inventores pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) de uma Universidade do Paraná, nas questões relacionadas à proteção do conhecimento, com vistas ao surgimento de inovações no meio acadêmico.
Metodologia: Estudo de caso. A técnica de coleta de dados empregada foi a entrevista.
Resultados: Revelam que o NIT investigado tem uma atuação inexpressiva, especialmente pela falta de mão de obra, o que dificulta o desempenho de suas atividades a contento. Na visão dos participantes, ações de sensibilização devem ser intensificadas para minimizar o desconhecimento dos inventores quanto à importância e os benefícios do ato de patentear, para favorecer a inovação.
Conclusões: O NIT estudado apresenta-se ainda como unidade embrionária de fortalecimento da cultura da propriedade intelectual, dispõe de uma equipe reduzida para desempenhar as atividades de gestão da propriedade intelectual e inovação. O apoio a inventores ainda se mostra insuficiente para que a Cultura da Propriedade Intelectual se estabeleça no universo estudado.
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