Estratégias De Leitura No Ensino-Aprendizagem Da História: Experiências De Pesquisa-Ação Do PIBID/ História/UNB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p13-32

Palavras-chave:

Letramento, Leitura, Ensino de História, Pesquisa-ação, PIBID

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa-ação realizada pela equipe do Subprojeto de História do PIBID (2022-2024) da UnB em duas escolas do Distrito Federal, com o objetivo de colaborar na superação de problemas de letramento básico – relacionados a habilidades de leitura e escrita – que interferem no desenvolvimento das aprendizagens em História. As ações pedagógicas desse Subprojeto se deram na articulação das “estratégias de leitura”, propostas por Isabel Solé (2014), aos métodos e finalidades de letramento histórico em atividades de leitura de textos didáticos e fontes históricas em sala de aula. Os resultados de tais ações indicam o potencial da pesquisa-ação tanto na formação docente quanto na aproximação da universidade com a escola, no sentido de colaborar com práticas de ensino de História que atendam às necessidades específicas de aprendizagem em cada contexto escolar.

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Biografia do Autor

Susane Rodrigues de Oliveira, Universidade de Brasília

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de História (HIS) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade de Brasília.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Oliveira, S. R. de. (2025). Estratégias De Leitura No Ensino-Aprendizagem Da História: Experiências De Pesquisa-Ação Do PIBID/ História/UNB : . História & Ensino, 31(1), 13–32. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2025v31n1p13-32

Edição

Seção

Artigos