Chamada para o Dossiê "60 anos do Golpe de 1964 e seus impactos no Ensino de História".
O debate sobre os impactos do Golpe de 1964 e a longeva ditadura que se seguiu por 21 anos vem ocupando espaço na historiografia brasileira nas últimas décadas. Ao se completar 60 anos do fatídico assalto ao poder no ano de 1964, a história deste período segue sendo um campo em disputa, e não unicamente a partir da perspectiva dos apoiadores ou opositores à ditadura que se instaurou. As interpretações no espectro do campo progressista acadêmico igualmente revelam diferentes leituras deste passado. Por sua vez, a história pública, a política partidária e os embates ideológicos que ganharam maior evidência durante o processo do golpe de 2016, e maximizados no período pré-eleitoral que levou Bolsonaro à presidência da República, recolocaram o Golpe e a ditadura no debate público.
A onda conservadora que atingiu não unicamente o Brasil, mas também diversos outros casos nacionais, colocou em relevo as disputas pela memória, fomentando a discussão sobre qual papel desempenhou o ensino de história, incluindo o livro didático, na construção destas interpretações sobre o passado. Essas contendas, inclusive, estenderam-se para a história pública, difundida pelas redes sociais, filmes e documentários, blogs, publicações, canções, entre outros mecanismos, meios e suportes. Tais expressões, inclusive valendo-se de códigos lúdico-afetivos e pautadas em falsificações, omissões e negacionismo sobre o passado, foram contribuintes para transformações políticas que levaram o Brasil a um golpe contra a Presidente Dilma e prepararam o terreno para a ascensão de um governo conservador e avesso à ciência e aos mais elementares códigos éticos e humanitários.
Por sua vez, potentes teorias do campo do ensino de história, nos últimos anos, igualmente ampliaram os focos de análise sobre a consciência histórica e sua relação com a temática, por exemplo, da ditadura militar.
Temas abrangidos/ sugeridos:
- Currículo e ditadura militar brasileira
- Livro didático de história e ditadura militar
- História pública, ensino e ditadura militar
- Novas fontes e novas abordagens sobre a ditadura no ensino de história
- Impactos da transição democrática no ensino de história
- Teorias do ensino de história e os novos paradigmas sobre a ditadura
- Negacionismo e fake news sobre a ditadura
- História do tempo presente e ditadura militar brasileira: novas perguntas sobre o passado
- Direitos humanos, ditadura e ensino de história
Publicação: 2024
Período de recebimento das propostas de artigos: 01 de novembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.