Chamada para Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM “PERIFERIAS” prorrogado até 29 DE FEVEREIRO DE 2024 - último prazo.

2023-09-19

A Revista História e Ensino esta recebendo submissões para o Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM “PERIFERIAS”: ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BEIRAS, BORDAS E FRONTEIRAS

Organizadores:
Dr. Giovani José da Silva – Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
Dr. Carlos Benítez Trinidad – Universidad de Salamanca – USAL (Espanha)


Pretende-se estimular a produção de artigos elaborados a partir de pesquisas e (sobre)vivências que versem sobre o Ensino de História em diferentes lugares sociais/culturais, tradicionalmente conhecidos como “periferias”, estejam em áreas urbanas, rurais ou rururbanas, em planos físicos e/ ou simbólicos. “Periferias” aqui têm sentidos distintos da tradicional oposição centro x periferia. Além disso, pesquisas voltadas para o Ensino de História entre grupos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, camponeses, ciganos, fronteiriços etc. (além daqueles chamados de “minorias”) serão valorizadas, bem como propostas que
discutam o Ensino de História local/ regional/ global/ “glocal”, o eurocentrismo e o “centro-sulcentrismo” presentes em livros didáticos, em currículos (notadamente a versão final da BNCC – História) e na formação docente, seja no Brasil, na América Latina, na Europa (sobretudo em áreas consideradas “periféricas”) e nas Áfricas. Enfoques decoloniais, pós-coloniais, subalternos, que problematizem as ideias de racionalidade hegemônica e universalismo científico também serão bem-vindos. Referências não eurocentradas, especialmente de intelectuais indígenas, negros, das Américas falantes de outros idiomas que não o Inglês são preferenciais. O pensar/ fazer em Ensino de História localizado em pontos distantes (sejam econômicos, geográficos, sociais etc.) dos “centros irradiadores” hegemônicos interessa aos objetivos e enfoques pretendidos pelos proponentes do dossiê.


Prazo de recebimento dos artigos: de 18 de setembro de 2023 a 04 de dezembro de 2023
Publicação no v. 29 (2023)

NOVO PRAZO PARA RECEBIMENTO DE PROPOSTAS:

29 DE FEVEREIRO DE 2024.