Zoneamento ecológico econômico como instrumento de gestão ambiental: modelo de aplicação no Pantanal de MS
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2004v13n2p37Palavras-chave:
Meio Ambiente, Pantanal, Zoneamento Ambiental, Gestão, GeoprocessamentoResumo
Este estudo apresenta o Zoneamento Ambiental de uma área localizada no Pantanal Mato-Grossense. A região caracteriza-se por períodos sazonais de cheias e secas que propicia rica biodiversidade que se encontra ameaçada pela intensificação das atividades antrópicas. Inicialmente foi realizado o diagnóstico ambiental, levando-se em conta os aspectos do meio físico, biótico e socioeconômico. Posteriormente, os produtos cartográficos foram integrados, gerando unidades ambientais intermediárias cuja integração final deu origem a 35 unidades de paisagem denominadas de Zonas Ambientais. Em função das características dessas unidades foram propostas medidas de conservação, preservação, desenvolvimento e corretivas, como forma de orientação aos gestores. Além disso, realizou-se um estudo evolutivo multitemporal baseado em fotografias aéreas e imagens de satélite de datas variadas ao longo de 37 anos observando-se a evolução da antropização, com o objetivo de prognosticar a situação ambiental futura de acordo com as tendências evolutivas observadas. Os procedimentos foram baseados em técnicas de sensoriamento remoto e de geoprocessamento, resultando num Sistema de Informações Geográficas (SIG), com dados cartográficos, imagens fotográficas e de satélite, e informações alfanuméricas dos diferentes meios e produtos intermediários, representando um banco de dados georreferenciado que poderá auxiliar no planejamento e gestão ambientais da área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.