Um jeito novo de fazer política: o caso das eleições municipais de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2002v11n2p229Palavras-chave:
Pesquisa de Opinião, Eleições Municipais, Métodos de PesquisaResumo
Estudo tendo como finalidade mostrar a validade da aplicação simultânea dos métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa de opinião. A técnica qualitativa selecionada foi o grupo de discussão sobre as eleições para prefeito municipal de Londrina/PR, realizadas no ano de 2000, que tinha como objetivos caracterizar o perfil do candidato ideal a prefeito de Londrina, e verificar a influência da mídia na escolha dos candidatos. Quanto à técnica quantitativa, utilizou-se dos dados estatísticos relativos às eleições e aferidos pelos principais institutos de pesquisa da cidade, buscando-se com isto testar os resultados qualitativos e compará-los com os dados numéricos. Os resultados dos grupos de discussão apontaram um candidato com perfil diferente daquele que vinha sendo indicado como favorito nas pesquisas eleitorais de caráter quantitativo. Realizada as eleições, o candidato eleito tinha justamente o perfil indicado pelos grupos de discussão; e os veículos de comunicação decisivos na opção de voto tinham características inovadoras em relação às utilizadas nas campanhas eleitorais, convencionais, privilegiando a comunicação interpessoal e o debate.
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