Os reflexos da crise da lavoura cacaueira nos ecossistemas de manguezal do município de Ilhéus, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n1p39Palavras-chave:
Antropização, Manguezal, Sociedade x naturezaResumo
A presente comunicação tem como objetivo identificar como a economia baseada na monocultura do cacau colaborou para a construção do espaço geográfico e seus reflexos sobre os ecossistemas de mangue do município de Ilhéus, enfatizando, sobretudo, o momento de crise pelo qual essa cultura passou ao longo das décadas. Foram observadas a base econômica agrária desde o período colonial, a ascensão e decadência da economia baseada na cacauicultura e a relação desse processo com a ofensiva sobre os manguezais. Os problemas gerados pela crise cacaueira representam em primeira ordem uma questão de cunho social, por isso, as ações para mitigar essas dificuldades devem ser norteadas para esse fim. O constante ganho de território sobre os manguezais dificilmente será interrompido nos próximos anos, o cumprimento da legislação, o planejamento urbano, e a sensibilização coletiva poderiam mitigar, ou mesmo cessar, a transformação desse espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.