Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p177

Palavras-chave:

Geografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica., Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica.

Resumo

O Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) é um importante evento científico de divulgação acadêmica e debate sobre as pesquisas envolvendo o campo do ensino de Geografia no Brasil. O presente artigo buscou realizar estudo bibliográfico sobre os trabalhos específicos em práticas de ensino em Geografia submetidos ao evento na edição do ano de 2017, realizada na UFMG, para posterior análise e síntese dos dados obtidos. Para tanto, realizou-se a construção do Estado do Conhecimento de uma seleção de 167 trabalhos do referido evento. Os principais resultados apontam para o aumento dos trabalhos sobre práticas de ensino; UNEB, Unioeste e Unicamp são, respectivamente, as universidades que mais contribuíram com trabalhos para o evento; a maior parte dos autores principais possui graduação; o assunto mais abordado foram recursos didáticos; o nível educacional mais abordado foi o Ensino Fundamental; as análises de práticas pedagógicas foram as estratégias mais utilizadas. Considera-se que o campo de pesquisa do ensino de Geografia, através da análise de informações, possui importantes desafios para o futuro, em especial no mundo pós-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

João Antônio Blois Aita, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

AITA, João Antônio Blois; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. A construção do estado da arte das pesquisas sobre práticas de ensino em Geografia (2013-2018). Revista de Geografia, Recife, v. 38, n. 2, p. 505-530, 2021a. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/249233/38798. Acesso em: 9 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.249233

AITA, João Antônio Blois; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Análise qualitativa das pesquisas sobre práticas de ensino de Geografia na Pós-graduação entre 2013 e 2018. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 4, n. 2, p. 148-166, 2021b. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/249232. Acesso em: 30 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249232

BLOOM, Benjamin. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Quinquagésima Nona Reunião Extraordinária, realizada nos dias 06 e 07de abril de 2016, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei n o 8.080, de 19 de setembro de 1990, pela Lei n o 8.142, de 28 de dezembro de 1990, pelo Decreto n o5.839, de 11 de julho de 2006, e considerando que a ética é uma construção humana, portanto histórica, social e cultural. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581. Acesso em: 9 fev. 2023.

CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO – CBGDP, 8., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: IGDP, 2011. p. 1-12. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2205710/mod_resource/content/1/Roteiro%20para%20revis%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica%20sistem%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

CRUZ, Ana Paula Capuano da; MACHADO, Esmael Almeida; MARTINS, Gilberto de Andrade; ROCHA, Welington. Da pesquisa em construção à publicação definitiva: conversão da produção científica no campo da contabilidade (2001- 2010). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 11., 2011, São Paulo. Anais [...] São Paulo: USP, 2011. p. 1-16. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3952/Da%20Pesquisa%20em%20Constru%c3%a7%c3%a3o%20%c3%a0%20Publica%c3%a7%c3%a3o%20Definitiva%20Convers%c3%a3o%20da%20Produ%c3%a7%c3%a3o%20Cient%c3%adfica%20no%20Campo%20da%20Contabilidade%20%282001-2010%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 fev. 2023.

DIAS, Gabriela Klering. Ensino de geografia física e literatura: uma análise com base nos anais do XIII ENPEG. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., 2019, Campinas. Anais […]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2019. p. 1874-1883. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3023/2886. Acesso em: 9 fev. 2023.

DIAS, Gabriela Klering; DIAS, Liz Cristiane; SPIRONELLO, Rosangela Lurdes. Práticas pedagógicas no ensino de geografia física e temáticas ambientais: considerações a partir da análise dos artigos do XII ENPEG. In: FÓRUM NACIONAL NEPEG DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA, 9., 2018, Caldas Novas. Anais […]. Caldas Novas: [s. n.], 2018. p. 540-546. Disponível em: http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2017/02/GT4_06_Pr%C3%A1ticas-pedag%C3%B3gicas-no-ensino-de-Geografia-f%C3%ADsica-e-tem%C3%A1ticas-ambientais_-considera%C3%A7%C3%B5es-a-partir-da-an%C3%A1lise-dos-artigos-do-XII-Enpeg.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

FREITAS, Anniele Sarah Ferreira de. Estado da arte do PIBID de Geografia no Brasil: de onde vem e o que produzem nossos futuros professores?. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 7., 2014, Vitória. Anais […]. Vitória: AGB, 2014. p.1-12. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1403218099_ARQUIVO_EstadodaartedoPIBIDdeGeografianoBrasil_Artigo_CBG.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

GONÇALVES, Aline Lima. Uso de resumos e palavras-chave em Ciências Sociais: uma avaliação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 13, n. 26, p. 1-16, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14712794006. Acesso em: 9 fev. 2023.

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; GUIMARÃES, Vera Aparecida Lui. A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p.161-183, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4656/465647640008.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245223.161-183

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

JESUS, Elieser Ademir de; RAABE, André Luis Alice. Interpretações da taxonomia de bloom no contexto da programação introdutória. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 20., 2009, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: [s. n.], 2009. p. 1-10. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/eventos/SBIE/2009/conteudo/artigos/completos/61714_1.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 9 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

NASCIMENTO, Lívia Danielle Rodrigues do; SANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos. Discutindo a mídia, multimídia e recursos midiáticos nas publicações do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2013 e 2017. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, 1.; SEMINÁRIO ENSINAR GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE, 4., 2018, Maceió. Anais […]. Maceió: [s. n.], 2018. p. 1-11. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/educacaogeografica/article/view/4435. Acesso em: 9 fev. 2022.

PASTORIZA, Taís Buch; ORLANDO, Rosimeire Maria; CAIADO, Katia Regina Moreno. Produção do conhecimento sobre ensino de geografia para pessoas com deficiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, p. 773-786, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6202791. Acesso em: 9 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v10i5.7924

RODRIGUES, Rubens Luiz; SOLANO, Cleonice Halfeld; SILVA, Ana Carolina Brugger; COSTA, Amanda Cristina Bastos; AMBRÓSIO, Ivone Ribera. Cidadania, neoliberalismo e educação de jovens e adultos na política brasileira. Agenda Social, Campos dos Goytacazes, v. 10, n. 1, p. 147-160, 2016. Disponível em: https://revistaagendasocial.com.br/wp-content/uploads/2022/07/volume-10-n-1.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

ROSSALES, Matheus Kleinicke; SANTOS, Kainan Rodrigues dos; ROSA, Luciano Martins da; DIAS, Liz Cristiane. Uma análise dos efeitos do PIBID geografia tendo base nos artigos do ENPEG. In: ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL, 3., 2019, Curitiba. Anais […]. Curitiba: UFPR, 2019. p. 1-10. Disponível em: https://eventos.ufpr.br/enlic/ENLICSUL2019/paper/viewPaper/2710. Acesso em: 9 fev. 2023.

SANTOS, Milton. O papel ativo da geografia: um manifesto. Revista Território, Rio de Janeiro, n. 9, p. 103-109, 2000.

TARGINO, Maria das Graças; NEYRA, Osvaldo Nilo Balmaseda. Dinâmica de apresentação de trabalhos em eventos científicos. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 16, n. 2, p. 13-23, 2006. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_cd08a561a4_0012819.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. Artografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 207-236. Disponível em: http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B98038E0D-7F7F-4333-949E-24C07835A716%7D_Professor%20Pesquisador%20ZEICHNER.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Oliveira, V. H. N., & Aita, J. A. B. (2023). Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Geografia (Londrina), 32(2), 177–197. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p177