ZONEAMENTO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO À ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL DA FUNDAÇÃO MO’Ã EM ITAARA (RS)

Autores/as

  • Bruna Letícia Thomas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Dalvana Brasil do Nascimento
  • Tanice Cristina Kormann
  • Eliane Maria Foleto

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p125

Palabras clave:

Zoneamento Ambiental, Reserva Particular do Patrimônio Natural, Plano de Manejo, Itaara/RS.

Resumen

O presente trabalho visa apresentar uma proposta de zoneamento ambiental para a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Fundação MO’Ã no município de Itaara, Rio Grande do Sul. Salienta-se que esta se encontra em processo de instituição. O zoneamento constitui um importante instrumento de ordenamento territorial e proteção ambiental, sendo uma das etapas obrigatórias do Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação. A construção do zoneamento é orientada pelo roteiro metodológico proposto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, tendo como base um diagnóstico do meio físico da área de estudo. O principal resultado é o mapeamento das diferentes zonas ambientais desta área protegida, de acordo com a fragilidade do seu meio físico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Letícia Thomas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Geógrafa, Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2013-02-01

Cómo citar

Thomas, B. L., Nascimento, D. B. do, Kormann, T. C., & Foleto, E. M. (2013). ZONEAMENTO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO À ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL DA FUNDAÇÃO MO’Ã EM ITAARA (RS). Geografia (Londrina), 20(3), 125–142. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p125

Número

Sección

Artículos