OS JAPONESES E A TEICULTURA NO MUNICÍPIO DE REGISTRO: A PAISAGEM COMO RESULTADO DE UM PROCESSO MIGRATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p129Palabras clave:
Cultura e MigraçãoResumen
A imigração japonesa no Brasil foi responsável pela introdução de uma nova cultura, cuja identidade será cristalizada, à medida que as relações sociais vão se aprofundando, por meio da vivência em grupos, sejam da mesma etnia ou não. Dessa forma, a preocupação foi de retratar o modo de vida do imigrante japonês, do passado ao presente, numa relação que levará em conta o trabalho e cultura de um grupo de etnia oriental. Trata-se de contextualizar as relações que envolvem a colônia japonesa e a teicultura, técnica agrícola empregada no cultivo do chá no município de Registro. Essa relação remete à formação de uma identidade cultural firmada nos princípios da organização do trabalho do imigrante japonês ao longo de quase cem anos de colonização, a ser completada no ano de 2012. Portanto, visou caracterizar todo o processo da construção da paisagem numa escala de espaço e tempo, entre o passado e o presente, representados pela memória dos descendentes dessa cultura oriental que contribuíram com lembranças de um passado recente.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 GEOGRAFIA (Londrina)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.











