OS JAPONESES E A TEICULTURA NO MUNICÍPIO DE REGISTRO: A PAISAGEM COMO RESULTADO DE UM PROCESSO MIGRATÓRIO

Autores/as

  • Alessandro Aoki UEM
  • Maria das Graças de Lima Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p129

Palabras clave:

Cultura e Migração

Resumen

A imigração japonesa no Brasil foi responsável pela introdução de uma nova cultura, cuja identidade será cristalizada, à medida que as relações sociais vão se aprofundando, por meio da vivência em grupos, sejam da mesma etnia ou não. Dessa forma, a preocupação foi de retratar o modo de vida do imigrante japonês, do passado ao presente, numa relação que levará em conta o trabalho e cultura de um grupo de etnia oriental. Trata-se de contextualizar as relações que envolvem a colônia japonesa e a teicultura, técnica agrícola empregada no cultivo do chá no município de Registro. Essa relação remete à formação de uma identidade cultural firmada nos princípios da organização do trabalho do imigrante japonês ao longo de quase cem anos de colonização, a ser completada no ano de 2012. Portanto, visou caracterizar todo o processo da construção da paisagem numa escala de espaço e tempo, entre o passado e o presente, representados pela memória dos descendentes dessa cultura oriental que contribuíram com lembranças de um passado recente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandro Aoki, UEM

Mestrando de Geografia do Programa de Pós Graduação pela Universidade Estadual de Maringá. Atuando na área de Geografia Humana, nos temas envolvendo cultura e fenômenos migratórios.

Maria das Graças de Lima, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Geógrafa (UEL). Doutora em Geografia Humana (USP). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado

2012-06-02

Cómo citar

Aoki, A., & Lima, M. das G. de. (2012). OS JAPONESES E A TEICULTURA NO MUNICÍPIO DE REGISTRO: A PAISAGEM COMO RESULTADO DE UM PROCESSO MIGRATÓRIO. Geografia (Londrina), 20(2), 129–150. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p129

Número

Sección

Artículos