A questão ambiental no ensino fundamental no colégio estadual João Sampaio - Vila Yara - Londrina-PR. um estudo de caso*
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2002v11n2p297Palabras clave:
Educação Ambiental, Meio Ambiente, PreservaçãoResumen
A pesquisa teve como objetivo observar o grau de consciência dos alunos e dos professores do Colégio Estadual João Sampaio com relação à temática ambiental que está se tornando de suma importância para a humanidade. Definições e conceitos foram sendo aprimorados ao longo da história da Educação Ambiental, demonstrando a preocupação dos seres humanos em reverter os efeitos maléficos de suas interferências sobre o meio ambiente. Para tanto criaram-se parques e unidades de conservação, livros foram publicados, conferências e reuniões foram realizadas, todos voltados para o bem comum: A conservação do Meio Ambiente. Citando a conferência de Tbilisi realizada em 1977, que se tornou um marco para a Educação Ambiental no mundo, podemos dizer que seus princípios são usados até hoje com poucas modificações, os quais o Brasil incluiu na constituição de 1988, no seu artigo 225 sob o tema: "Do Meio Ambiente" e suas implicações. Em 1999 decretou-se a Lei nº 9795 que dispõe sobre a Educação Ambiental no Brasil de uma forma mais ampla e rigorosa, abordando a necessidade de aplicá-la em todos os níveis de ensino formal e informal, fazendo com que ela seja contextualizada e de maneira interdisciplinar, para que todos os segmentos da população possam ser atingidos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.











