A centralidade na problematização dos conteúdos da urbanização contemporânea nas cidades médias
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2010v19n2p63Palabras clave:
Cidade média, Urbanização, Problematização interescalarResumen
As cidades médias se apresentam médias quando problematizadas pelos contextos e conteúdos do processo de urbanização que a permeiam e aos quais reproduz. Nestes contextos e conteúdos, portanto, devem ser apreendidas e desveladas de forma que sejam pensadas de forma interpenetrada ao movimento dos processos sociais, econômicos, políticos e espaciais contemporâneos. As cidades médias, nesta direção, não se constituem inertes enquanto médias e definidas por atributos quantitativos e fixados temporalmente. Isso significa que não são apreendidas de forma dissociada ao processo de reprodução da sociedade e do capital, de forma dissociada da realidade social em incessante e inconstante movimento. Para tanto é preciso compreender as contradições do movimento e da realização do mundo nos lugares. Estas contradições se revelam nas cidades médias a partir de uma problematização interescalar, entre a reprodução do processo de urbanização no interior da reprodução da totalidade social e a reprodução do espaço urbano nas cidades médias reproduzindo o processo de urbanização e sendo reproduzidas no interior desse. O problema, portanto, consiste em desvendar em que medida as cidades médias realizam o processo de urbanização e ao mesmo tempo se reproduzem no interior deste.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.











