Comportamento da população urbana no manejo dos resíduos sólidos domiciliares em Aquidauana - MS
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n1p154Palabras clave:
Resíduos sólidos domiciliares, Comportamento da população, Separação de recicláveis.Resumen
O trabalho tem por objetivo analisar o comportamento da população urbana de Aquidauana no manejo dos resíduos sólidos domiciliares, relacionado com a prática da separação de materiais recicláveis. Observa-se a inexistência de programas de coleta seletiva regular em Aquidauana e que apesar disso, uma parcela da população já realiza a separação de recicláveis nos domicílios da cidade. Para a realização desta pesquisa, foram aplicados 378 questionários em domicílios da cidade. As entrevistas ocorreram com o intuito de revelar se as variáveis sócio-demográficas como Renda, Idade, Escolaridade e Gênero poderiam determinar o comportamento do morador perante o manejo de seus resíduos. Além das variáveis sócio-demográficas, foram analisados outros fatores como espaço disponível no domicílio, tipo de recipiente utilizado, frequência da coleta domiciliar e grau de informação a respeito dos resíduos sólidos. Como resultados a pesquisa revelou que 30,42% dos domicílios entrevistados realizavam a separação de materiais recicláveis. Com relação às variáveis sócio-demográficas, não foi verificado relações entre gênero, renda e escolaridade com a prática da separação de materiais recicláveis. A variável Idade foi destacada como determinante para a prática da separação. Os moradores que não separavam os materiais justificaram tal procedimento pela falta de costume e falta de programas de coleta seletiva. A implantação de um programa de coleta seletiva regular em Aquidauana viria reforçar a prática da separação de recicláveis pela população.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 GEOGRAFIA (Londrina)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.











