Caracterização da Vulnerabilidade Ambiental na Microbacia Do Córrego Azul, Ivinhema – MS
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p43Palabras clave:
Vulnerabilidade ambiental, Ivinhema-MS, SIG, Álgebra de mapasResumen
A falta de planejamento para o uso da terra é hoje um dos grandes responsáveis por agravos ambientais nos corpos hídricos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a vulnerabilidade ambiental na microbacia do Córrego Azul, em Ivinhema - MS, como subsídio de planejamento e gestão ambiental. Para tanto, foram empregadas técnicas de geoprocessamento, juntamente com processos do sensoriamento remoto e dados secundários de mapeamentos, para caracterizar os componentes geoambientais de uso do solo, declividade solo e geologia, os quais foram empregados como variáveis na avaliação da vulnerabilidade na microbacia. A integração das variáveis foi realizada com a aplicação de álgebra de mapas por meio da programação LEGAL, disponível no aplicativo SPRING 5.2.1, o que permitiu classificar e quantificar a variação da vulnerabilidade no interior da microbacia. Isso permitiu identificar os fatores geoambientais que mais influenciam a vulnerabilidade de cada classe. Como resultado, verificou-se que as áreas de alta vulnerabilidade ambiental correspondem a 12,65% da área da microbacia, enquanto a média vulnerabilidade ambiental ocupa uma área de 74,33%, enquanto que as áreas de baixa vulnerabilidade correspondem a 13,01%. Com o presente trabalho, pôde-se concluir que a área urbana, áreas úmidas e área de preservação permanente compõem as áreas de alta vulnerabilidade ambiental, apresentando uma capacidade de mudança na estabilidade da microbacia. Espera-se que este estudo possa subsidiar o poder público no desenvolvimento de uma política de planejamento e ordenamento do uso e ocupação da terra que leve em consideração a variação da fragilidade ambiental do meio.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 GEOGRAFIA (Londrina)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.