Análise do Índice de Vegetação Como Subsídio ao Estudo de Degradação Ambiental: O Caso da Serra da Meruoca-Ceará.

Autores/as

  • Denis Barbosa Lima Universidade Estadual do Ceará.
  • Manuel Rodrigues de Freitas Filho Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p91

Palabras clave:

Geoprocessamento. NDVI. Degradação Ambiental.

Resumen

Os estudos que tem como temática a degradação do meio ambiente e suas consequências estão no centro das discussões. A presente pesquisa, tem como objetivo principal analisar o índice de vegetação por diferença normalizada, como forma de subsidiar a análise da degradação da Serra da Meruoca-CE. A área de estudo localiza-se na parte oeste do Estado do Ceará, perfazendo parte de 6 municípios, sendo dois municípios com participação total. Os materiais utilizados foram imagens de satélite, os quais foram processados nos softwares Spring e ArcGis, bem como dados pluviométricos disponibilizados pela FUNCEME. Ressalta-se a importância da análise da cobertura vegetal no estudo de degradação. Com os mapas gerados, juntamente com os gráficos de pluviometria e de balanço hídrico, é nítido a supressão da cobertura vegetal na Serra da Meruoca-CE, isso porque mesmo no ano de 2013, com um balanço hídrico mais positivo que o ano de 1993, a resposta da cobertura vegetal foi inferior ao ano de 1993.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denis Barbosa Lima, Universidade Estadual do Ceará.

Geógrafo (Bacharel) pela Universidade Estadual do Ceará, atuando no Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO/UECE). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia na Universidade Estadual do Ceará (PROPGEO - UECE). Atualmente trabalha na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos-FUNCEME, no departamento de Recursos Naturais. 

Manuel Rodrigues de Freitas Filho, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (1991), Especialização em Sensoriamento Remoto-UNIVAP/INPE-SP (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Servidor efetivo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos-FUNCEME e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. 

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

Lima, D. B., & Freitas Filho, M. R. de. (2015). Análise do Índice de Vegetação Como Subsídio ao Estudo de Degradação Ambiental: O Caso da Serra da Meruoca-Ceará. Geografia (Londrina), 24(1), 91–105. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p91

Número

Sección

Artículos