ZONEAMENTO MORFOLITOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE MANOEL VIANA-RS
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n1p27Palabras clave:
Zoneamento, Unidades Morfolitológicas, Manoel VianaResumen
Este artigo apresenta o mapeamento morfolitológico do município de Manoel Viana. Este município localiza-se no Oeste do estado de Rio Grande do Sul – Brasil. Através do levantamento de dados existentes e trabalhos de campo e com o auxílio das técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, foi elaborado o zoneamento morfolitológico do município. Este zoneamento levou em consideração as características do relevo da área, bem como a distribuição espacial das litologias. De maneira geral, o relevo do município é marcado pela existência de dois patamares de dissecação separados por um degrau de escarpas de 20 a 40m de amplitude presentes no relevo, ao redor da cota de 180metros. Quanto às sequências litológicas estão associadas aos eventos finais da Bacia do Paraná caracterizadas pela Formação Guará, Formação Botucatu e Formação Serra Geral e mais recente, depósitos associados às áreas de acumulação, formando os depósitos aluviais do rio Ibicuí e seus afluentes. Desta forma foram definidas seis unidades morfolitológica sendo definidas como: Colinas de Altitude, Associação de Morros e Morrotes, Colinas sobre Arenito, Colinas sobre Rochas Vulcânicas, Morrotes Isolados e Rampas de Fundo de Vale. Assim sendo, este artigo visa a contribuição vinculada a questões de que os estudos de zoneamento e cartografia são ferramentas que podem ser utilizadas para tomar decisões quanto ao uso consciente do espaço, minimizando ações que degradam o meio ambiente, buscando assim um desenvolvimento sustentável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.