Riscos ambientais e custos de urbanização: pressupostos teórico-metodológicos

Autores/as

  • Yoshiya Nakagawara Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Eduardo Marandola Júnior Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p15

Palabras clave:

Riscos ambientais, Custos de urbanização, Ética ambiental, Interdisciplinaridade, Diálogo de saberes.

Resumen

As questões ambientais estão no centro das preocupações de todos os campos do saber em nossa sociedade contemporânea. Essas questões possuem desdobramentos político-econômicos, sócioculturais e espaço-temporais, que se materializam numa gama de fenômenos, resultantes do embate da relação homem-meio/sociedade-natureza. Em especial, interessa-nos estudar a formação de riscos ambientais, na cidade de Londrina. Neste sentido, levanta-se uma problemática adjacente, que é a questão do custo de urbanização, decorrente muitas vezes, de uma política urbana inadequada, resultando em vários tipos de riscos para a população. Pretende-se traçar alguns pressupostos teórico-metodológicos, que conduzirão a pesquisa, abordando assuntos como os riscos da modernidade, a qualidade de vida, a cultura e a ética ambiental, no processo da prática da interdisciplinaridade, avançando para um “diálogo de saberes”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yoshiya Nakagawara Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Depto. de Geociências da Universidade Estadual de Londrina e coordenadora do Projeto Integrado Custo de urbanização: realidade social e dinâmica espacial, aprovado pela Fundação Araucária, n.940.

Eduardo Marandola Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Bolsista PIBIC/CNPq do Laboratório de Pesquisas Urbanas e Regionais do Depto. de Geociências da Universidade Estadual de Londrina, desenvolvendo o projeto Riscos Ambientais, Cultura e Ética.

Cómo citar

Ferreira, Y. N., & Marandola Júnior, E. (2012). Riscos ambientais e custos de urbanização: pressupostos teórico-metodológicos. Geografia (Londrina), 10(1), 15–26. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p15

Número

Sección

Artículos