Fragmentação do espaço urbano de Londrina

Autores/as

  • William Ribeiro da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p5

Palabras clave:

Centralidade, Segmentação urbana, Centro, Transporte coletivo, Fragmentação.

Resumen

O presente texto tem por objetivo explicitar a forma urbana de Londrina em seu caráter poli(multi)centralizante, fazendo uma rápida análise do processo de crescimento da cidade e de fragmentação do seu espaço. Concebemos que esta fragmentação amplia a segmentação urbana, sendo uma característica do modo capitalista de produção que é seletivo e excludente. Realizamos uma análise dos fluxos das pessoas nos transportes coletivos urbanos por acreditar que sejam reforçadores do processo descentralização e de redefinição da centralidade. Chegamos às considerações de que a cidade a importância do Centro Tradicional em Londrina ainda é grande, mas que as novas áreas centrais estão se desenvolvendo ampliando sua atração. Encontramos centralidades que atraem pessoas, mercadorias, capitais e idéias em diferentes escalas (intra e inter urbana) e de diferentes padrões socioeconômicos, revelando a segmentação do espaço urbano de Londrina.

Biografía del autor/a

William Ribeiro da Silva, Universidade Estadual Paulista

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrando em Geografia pela FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente-SP, sob orientação da Prof.a Maria Encarnação Beltrão Sposito. Bolsista FAPESP.

Cómo citar

Silva, W. R. da. (2012). Fragmentação do espaço urbano de Londrina. GEOGRAFIA (Londrina), 10(1), 5–14. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p5

Número

Sección

Artículos