Caracterização do ambiente microclimático do Campus da Universidade Estadual de Londrina (PR) na situação de inverno do ano de 1999
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2000v9n2p143Palabras clave:
Experiência didática, Campus universitário, Microclima.Resumen
O presente trabalho tem o propósito de mostrar uma experiência didática realizada na disciplina 3GEO 004 - Climatologia, ministrada para os alunos do segundo ano do curso de Geografia. Através desta atividade prática buscamos as correlações dos elementos climáticos com o relevo e, principalmente, com o uso do solo do Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), objetivando a caracterização e percepção da realidade microclimática. Por meio da análise detalhada dos dados de: temperatura e umidade relativa do ar, direção e velocidade dos ventos e a nebulosidade, percebemos que as temperaturas evoluíram conforme o padrão normal da marcha diária, ou seja, pela manhã foram identificadas as menores temperaturas, as maiores foram atingidas entre 14 e 16 horas, demonstrando uma evolução diária inversa a da umidade relativa do ar. E, ainda, percebeu-se a influência das exposições das vertentes, do uso do solo e da incidência dos ventos na formação de um ambiente microclimático.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.