Reflexão sobre a temática regional e o ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2005v14n1p179Keywords:
Discurso Regional e Ensino de Geografia.Abstract
Propomos neste trabalho analisar a abordagem regional nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental, utilizados na rede pública de ensino da cidade de Dourados-MS. Para a delimitação teórica, optamos em analisar os discursos sobre a região Centro-Oeste com ênfase para a interpretação do discurso “oficial” materializado através das políticas públicas de planejamento regional, que legitimaria a ocupação e integração dessa região em âmbito nacional e sua implicação para a consolidação do território sul-mato-grossense, no contexto da divisão territorial do trabalho. Paralelo ao discurso oficial, far-se-á a análise do discurso didático que traz explícito o ideário de progresso e desenvolvimento econômico/regional como pressuposto para o combate às desigualdades regionais e sociais, procurando desmistificar o aspecto ideológico subjacente na (re)produção desses discursos nos manuais didáticos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.