Caracterização de parâmetros pluviométricos, térmicos do balanço hídrico climatológico e desmatamento de Porto Velho – RO
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p65Keywords:
Deficiência hídrica, Evapotranspiração, Variabilidade da precipitação e temperatura, Balanço hídricoAbstract
A presente pesquisa teve como objetivo o estudo da caracterização dos parâmetros climáticos: precipitação e temperatura, desmatamento e balanço hídrico climatológico do município de Porto Velho-RO. Utilizou-se como base metodológica o modelo de Thornthwaite e Mather (1955), tendo como referencia a capacidade máxima de retenção de água no solo de 125 mm, baseando-se em vários trabalhos já realizados para algumas localidades da região norte. Os dados de precipitação e temperatura média do ar foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No balanço hídrico do município de Porto Velho-RO trabalhou-se com a série histórica de 1945 a 2003, dividida em dois períodos de 1945 a 1973 e 1974 a 2003. Os resultados obtidos mostraram que no município de Porto Velho não se encontrou nenhuma evidência de tendência na diminuição do regime de precipitação; entretanto, a deficiência hídrica apresentou maior discrepância de um período para outro, chegando a uma redução de 51,5%. A variabilidade interanual da temperatura média do ar dos anos atípicos indicou correlação com os eventos de El Niño e La Niña. Nos balanços hídricos de 1945 a 1973 e 1974 a 2003, no período de junho a agosto, a temperatura média do ar teve uma redução que variou de 0,7ºC a 1,2ºC de um período para outro, ocasionado pelo excesso de fumaça, em conseqüência do desmatamento e queimada praticada por pecuaristas e agricultores que utilizam técnicas primitivas no preparo da terra para as atividades econômicas primárias. Seus subprodutos são emitidos na interface superfície-atmosférica e interferem indiretamente na temperatura média do ar durante o período de estiagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.