ZONEAMENTO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO À ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL DA FUNDAÇÃO MO’Ã EM ITAARA (RS)

Autores

  • Bruna Letícia Thomas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Dalvana Brasil do Nascimento
  • Tanice Cristina Kormann
  • Eliane Maria Foleto

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p125

Palavras-chave:

Zoneamento Ambiental, Reserva Particular do Patrimônio Natural, Plano de Manejo, Itaara/RS.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar uma proposta de zoneamento ambiental para a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Fundação MO’Ã no município de Itaara, Rio Grande do Sul. Salienta-se que esta se encontra em processo de instituição. O zoneamento constitui um importante instrumento de ordenamento territorial e proteção ambiental, sendo uma das etapas obrigatórias do Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação. A construção do zoneamento é orientada pelo roteiro metodológico proposto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, tendo como base um diagnóstico do meio físico da área de estudo. O principal resultado é o mapeamento das diferentes zonas ambientais desta área protegida, de acordo com a fragilidade do seu meio físico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Letícia Thomas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Geógrafa, Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2013-02-01

Como Citar

Thomas, B. L., Nascimento, D. B. do, Kormann, T. C., & Foleto, E. M. (2013). ZONEAMENTO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO À ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL DA FUNDAÇÃO MO’Ã EM ITAARA (RS). GEOGRAFIA (Londrina), 20(3), 125–142. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p125

Edição

Seção

Artigos