NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES

Autores

  • Laryssa Sheydder de Oliveira Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - UFPI
  • Raimundo Wilson Pereira dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
  • Munir Abib Miguel Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p53

Palavras-chave:

Desertificação, Degradação, Solo, Manejo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fornecer uma visão do intenso processo de degradação ambiental que se observa no município de Gilbués, situado no sudoeste do estado do Piauí. Inicialmente tratou-se do conceito de desertificação, que apresenta algumas complexidades em virtude, dentre outros fatores, da sua amplitude conceitual e da falta de um objeto de estudo único. Fez-se uma caracterização física e humana do município, estabelecendo-se uma comparação entre o núcleo de Gilbués e os demais núcleos de desertificação do Nordeste como o de Irauçuba (CE), Seridó (RN) e Cabrobó (PE). Na elaboração do trabalho foram consultados livros, artigos e revistas sobre o referido tema, entrevistas e uma pesquisa de campo, com visita ao povoado Boqueirão, onde ocorreu a exploração de diamantes, na década de 1940, e ao Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (NUPERADE), onde algumas técnicas de manejo do solo foram adotadas com êxito, porém sem continuidade, devido à escassez de recursos financeiros. O processo de degradação ambiental no município de Gilbués requer estudos mais aprofundados para melhor conhecimento do problema, uma vez que o fenômeno expande-se com rapidez, afetando tanto a população rural quanto a urbana. A ausência de estudos nessa área tem dificultado a compreensão das causas e impossibilitado intervenções mais eficientes na região.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laryssa Sheydder de Oliveira Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - UFPI

MESTRANDA EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA-UFPI). LICENCIADA EM GEOGRAFIA (UFPI/ 2009). BOLSISTA DAAD.

Raimundo Wilson Pereira dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Doutorando em Geografia (UFMG). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI). Especialização em Ciências Ambientais (UFPI). Licenciado em Geografia (UFPI). Professor Assistente da UFPI.

Munir Abib Miguel Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Especializando em Geoprocessamento (UFPR). Bacharel em Geografia (UEPG).

Downloads

Publicado

2012-05-25

Como Citar

Lopes, L. S. de O., Santos, R. W. P. dos, & Miguel Filho, M. A. (2012). NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES. GEOGRAFIA (Londrina), 20(2), 53–66. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p53

Edição

Seção

Artigos