NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DE GILBUÉS (PI): CAUSAS E INTERVENÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p53Keywords:
Desertificação, Degradação, Solo, Manejo.Abstract
O presente artigo tem como objetivo fornecer uma visão do intenso processo de degradação ambiental que se observa no município de Gilbués, situado no sudoeste do estado do Piauí. Inicialmente tratou-se do conceito de desertificação, que apresenta algumas complexidades em virtude, dentre outros fatores, da sua amplitude conceitual e da falta de um objeto de estudo único. Fez-se uma caracterização física e humana do município, estabelecendo-se uma comparação entre o núcleo de Gilbués e os demais núcleos de desertificação do Nordeste como o de Irauçuba (CE), Seridó (RN) e Cabrobó (PE). Na elaboração do trabalho foram consultados livros, artigos e revistas sobre o referido tema, entrevistas e uma pesquisa de campo, com visita ao povoado Boqueirão, onde ocorreu a exploração de diamantes, na década de 1940, e ao Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (NUPERADE), onde algumas técnicas de manejo do solo foram adotadas com êxito, porém sem continuidade, devido à escassez de recursos financeiros. O processo de degradação ambiental no município de Gilbués requer estudos mais aprofundados para melhor conhecimento do problema, uma vez que o fenômeno expande-se com rapidez, afetando tanto a população rural quanto a urbana. A ausência de estudos nessa área tem dificultado a compreensão das causas e impossibilitado intervenções mais eficientes na região.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 GEOGRAFIA (Londrina)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.