Ensino de geografia: alguns enfoques a partir do Messias e de casamentos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2004v13n1p163Palavras-chave:
Geografia, Ensino, Formação, Arte, CiênciaResumo
Discutir o ensino de geografia hoje pressupõe discutir a elaboração do discurso científico e a própria idéia de ciência, principalmente as humanas. A crise do conhecimento científico leva a busca de novas linguagens produtoras de conhecimento, como a artística, a cotidiana, a mística entre outras, permitindo um diálogo entre esses saberes. Neste texto, o uso das metáforas analisadas por meio do ritual do casamento e do papel do Messias na construção da idéia de tempo e de ações alternativas, metáforas registradas por diversas expressões artísticas, como a literatura e a pintura, permitem uma ampliação do sentido de espaço para a geografia, aproximando esse conhecimento da realidade vivida por cada indivíduo na sociedade atual. O objetivo não é atingir uma verdade definitiva sobre o que é ensino de geografia nem o que é espaço e paisagem para a geografia, mas enriquecer os atuais sentidos destes termos e palavras, permitindo um conhecimento mais próximo da vida ao invés de imposto a esta. Saber dos limites das palavras e da lógica do discurso, ampliando o olhar geográfico com a leitura de imagens e outras formas de representações, é uma necessidade para a linguagem científica da geografia e para a humanidade, que necessita de análises geográficas voltadas para a vida humana e não para a exclusividade do poder.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.