Ensino de Geografia através da Cartografia Participativa: os desastres naturais na vivência dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2025v34n2p249

Palavras-chave:

Cartografia Social, alagamentos, inundações, pensamento espacial, raciocínio geográfico

Resumo

No Ensino de Geografia, a Cartografia Participativa desempenha um papel crucial na compreensão do espaço geográfico, pois possibilita a articulação entre teoria e prática. O objetivo deste relato é utilizar a Cartografia Participativa, aliada a outros recursos didáticos, para fomentar o ensino sobre desastres naturais com alunos(as) do sétimo ano de uma escola do município de Santa Maria/RS. O projeto foi dividido em etapas: (i) escolha da área de estudo e do público-alvo; (ii) preparação do material; (iii) aplicação das oficinas pedagógicas; e (iv) validação dos dados e elaboração de um mapa participativo. Em relação aos resultados, os alunos(as) demonstraram conhecimento prévio acerca do tema alagamentos e inundações, desastres naturais que fazem parte do cotidiano. Contudo, apresentaram dificuldades com o processo de Alfabetização Cartográfica, constatadas durante a elaboração das maquetes e mapeamentos. A validação dos dados realizada com um trabalho de campo proporcionou debates sobre os conceitos abordados em sala de aula, e permitiu a inserção e correção de pontos mapeados. Por fim, esta metodologia apresentou resultados exitosos, já que tornou a aula mais leve e divertida, e se conectou com o cotidiano dos(as) alunos(as), fomentando o pensamento espacial e letramento cartográfico.

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Biografia do Autor

Franciele Delevati Ben, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

 

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Referências

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

Ben, F. D., & Petsch, C. (2025). Ensino de Geografia através da Cartografia Participativa: os desastres naturais na vivência dos alunos. Geografia (Londrina), 34(2), 249–268. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2025v34n2p249

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas