Ensino de Geografia através da Cartografia Participativa: os desastres naturais na vivência dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2025v34n2p249Palavras-chave:
Cartografia Social, alagamentos, inundações, pensamento espacial, raciocínio geográficoResumo
No Ensino de Geografia, a Cartografia Participativa desempenha um papel crucial na compreensão do espaço geográfico, pois possibilita a articulação entre teoria e prática. O objetivo deste relato é utilizar a Cartografia Participativa, aliada a outros recursos didáticos, para fomentar o ensino sobre desastres naturais com alunos(as) do sétimo ano de uma escola do município de Santa Maria/RS. O projeto foi dividido em etapas: (i) escolha da área de estudo e do público-alvo; (ii) preparação do material; (iii) aplicação das oficinas pedagógicas; e (iv) validação dos dados e elaboração de um mapa participativo. Em relação aos resultados, os alunos(as) demonstraram conhecimento prévio acerca do tema alagamentos e inundações, desastres naturais que fazem parte do cotidiano. Contudo, apresentaram dificuldades com o processo de Alfabetização Cartográfica, constatadas durante a elaboração das maquetes e mapeamentos. A validação dos dados realizada com um trabalho de campo proporcionou debates sobre os conceitos abordados em sala de aula, e permitiu a inserção e correção de pontos mapeados. Por fim, esta metodologia apresentou resultados exitosos, já que tornou a aula mais leve e divertida, e se conectou com o cotidiano dos(as) alunos(as), fomentando o pensamento espacial e letramento cartográfico.
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