Atividades e Formas de Comércio Urbano: novos espaços de consumo da cidade de Pau dos Ferros (RN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n1p117

Palavras-chave:

Comércio urbano, Urbanização contemporânea, Novas centralidades, Espaços de consumo.

Resumo

Os estudos sobre a urbanização e seu reflexo no espaço da cidade têm o comércio como atividade importante na análise de novas centralidades urbanas. Este estudo tem como objetivo analisar a produção dos novos espaços de comércio na última década na cidade de Pau dos Ferros, localizada no oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Para realização desta pesquisa, buscamos o levantamento e leitura de textos associados à temática: origem e formas de comércio; a relação da globalização no espaço e na economia urbana; e sobre a produção do espaço urbano e regional. Utilizamos dados sobre os setores da economia extraídos da plataforma digital do RAIS/CAGED, identificando a presença de um processo de urbanização associado à difusão do terciário, o que projeta o comércio como atividade indutora do surgimento de novos espaços de consumo na cidade. As modificações que ocorrem no espaço se dão pela localização privilegiada e o aumento do fluxo de pessoas na cidade de Pau dos Ferros, de modo que se torna perceptível um crescimento urbano relacionado aos novos espaços de consumo e às demais formas de comércio estabelecidas na última década.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinícius Freitas Barros, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN-CAPF).

Lareska Úrsula de Souza Paiva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido – PLANDITES.

Josué Alencar Bezerra, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Efetivo do Departamento de Geografia/Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

ANDRADE, Manoel Correia de. A produção do espaço norte-rio-grandense. Natal: Universitária UFRN, 1981.

ARAUJO, Giovanna. Aspectos sociais do cotidiano das feiras livres: um estudo etnográfico em território português e em solo brasileiro. Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, v. 9, n.2, - p. 49-64, jul./dez. 2012.

BARRETO, José Jácome. Pau dos Ferros: história, tradição e realidade. Natal: Carlos Lima, 1987.

BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 1996.

BEZERRA, Josué Alencar. A cidade e região de Pau dos Ferros: por uma geografia da distância em uma rede urbana interiorizada. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Fortaleza, 2016.

BEZERRA, Josué Alencar. Rede urbana interiorizada: novas conformações do território no Nordeste Brasileiro. Sociedade & Natureza, v. 32, p. 392-403, jun. 2020.

CORRÊA, Roberto. Lobato. Corporação, Práticas Espaciais e Gestão do Território. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 54, n. 3, p. 115-122, jul/set, 1992.

CORRÊA, Roberto. Lobato. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Região de Influência das Cidades: Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Pau dos Ferros. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rn/pau-dos-ferros.html. Acesso em: 22 abr. 2019.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Estatísticas populacionais de Pau dos Ferros RN. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/pau-dos-ferros>. Acesso em: 22 abr. 2020.

ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri. O tempo e o espaço da alimentação no centro da metrópole paulista. 2001. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.

ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri. Geografia e consumo: dinâmicas sociais e a produção do espaço urbano. Tese (Livre-docência em Geografia). UNESP, Rio Claro, 2009.

PINTAUDI, Silvana Maria. A cidade e as formas do comércio. In: CARLOS, Ana F. A. (Org.). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002. p. 143-158.

RAIS - Manual de Orientação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), objeto de estudo: Pau dos Ferros. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/. Acesso em: 21 abr. 2020.

SALGUEIRO, Teresa Barata. Do comércio à distribuição: roteiro de uma mudança. Oeiras, PT: Celta, 1996.

SALGUEIRO, Teresa Barata. Oportunidades e transformação na cidade centro. Finisterra, XLI, 81, p. 9-32, 2006. p. 9-32.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Edusp, 1993.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

VIEIRA, Rute. Dinâmicas da feira livre do município de Taperoá/PB. Paraíba, DEGEOC/UFPB, 2004. Disponível em: <http://www.cibergeo.org/agbnacional/VICBG-2004/Eixo1/e1_024.htm> em: . Acesso em: 15 set. 2004.

Downloads

Publicado

2022-01-12

Como Citar

Barros, V. F., Paiva, L. Úrsula de S., & Bezerra, J. A. (2022). Atividades e Formas de Comércio Urbano: novos espaços de consumo da cidade de Pau dos Ferros (RN). GEOGRAFIA (Londrina), 31(1), 117–135. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n1p117

Edição

Seção

Artigos