A relação semiótica entre a linguagem cartográfica e a língua brasileira de sinais

Autores

  • Tuane Telles Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p231

Palavras-chave:

Relação semiótica, Ensino de Geografia, Libras.

Resumo

Sabemos que a Cartografia Escolar é fundamental no ensino de Geografia, possibilitando aos seus iniciados a materialização de diversas informações físico-sociais sobre um território. Contudo, ela não deve ser considerada uma simples ferramenta de espacialização, pois transcende a simples organização de dados e assume uma linguagem própria, capaz de comunicar algo sem a necessidade do uso de línguas orais, como o português. É neste contexto que ela se assemelha a língua brasileira de sinais (Libras), sendo passível de estabelecer a comunicação e a democratização de suas informações por meio da leitura visual. Com isso, objetivamos discutir a relação semiótica entre a Libras e a Cartografia e apresentar a versatilidade da linguagem cartográfica na comunicação de informações a alunos surdos, para assim contribuir com as estratégias de inclusão no ensino escolar. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu na aplicação de uma oficina de alfabetização cartográfica em uma escola de educação especial em Santa Maria, RS/Brasil, onde pudemos trabalhar a leitura e interpretação das informações apresentadas nos mapas com os alunos surdos. Os resultados mostraram respostas positivas à premissa inicial de que a linguagem cartográfica é facilmente compreendida por alunos surdos, possibilitando de forma significativa a alfabetização cartográfica e, consequentemente, a compreensão dos conteúdos geográficos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tuane Telles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Rodrigues, T. T. (2020). A relação semiótica entre a linguagem cartográfica e a língua brasileira de sinais. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 231–245. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p231

Edição

Seção

Artigos