Ensino dos conteúdos sobre relevo na Geografia Escolar: análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p233Palavras-chave:
Livro didático, Geomorfologia escolar, Educação geográfica.Resumo
O presente trabalho constitui-se em parte do trabalho de conclusão de curso intitulado Entre montanhas e planícies: análise do tema relevo nos anos finais do ensino fundamental, apresentado para o Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Neste artigo foi discutido o papel do ensino de relevo nas aulas de Geografia na educação básica, mais precisamente nos anos finais do ensino fundamental, através de análises em livros didáticos – referentes aos quatro anos escolares – da coleção Expedições Geográficas, aprovado pelo PNLD de 2017. Primeiramente realizou-se uma discussão teórica acerca do papel do ensino de relevo e do livro didático na educação geográfica e, consequentemente apontou-se algumas análises realizadas nos livros referentes a conceitos, discussões e mapas apresentados nas obras. Através dessas análises foi possível constatar que, mesmo o livro didático sendo um artefato significativo às diferentes escalas do sistema educacional brasileiro, os conteúdos presentes nele possuem pontos a serem discutidos e aprimorados. Esses apontamentos são realizados não com o intuito de desqualificar os livros, mas visando uma educação geográfica que integre as necessidades do mundo contemporâneo e dos estudantes.Downloads
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