Oficina Pedagógica: Quadrilha junina no ensino de geografia

Autores

  • Liliane Matos Góes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ailto Rodrigues Damaceno Filho Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lurdes Bertol Rocha Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p193

Resumo

Sabe-se, de há muito, que se aprende com mais facilidade através de atividades lúdicas, pois o que nos chega com alegria permanece vivo na mente por muito mais tempo. No caso de estudantes do ensino fundamental e médio, essa máxima parece ser verdadeira. Em nosso estágio em Geografia, sob a coordenação da professora Lurdes Bertol Rocha, preparamos uma atividade para que os alunos entendessem de forma mais clara e fácil a lateralidade, a orientação no espaço baseado nas projeções euclidianas, ou seja, nas coordenadas geográficas, e o movimento da terra. Esse conteúdo, após trabalho em sala de aula, será aplicado, de forma prática, nos movimentos de dança de uma quadrilha junina, herança que nos veio da cultura portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Matos Góes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Geografia, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Geografia, UESC

Graduada em Geografia, UESC

Bolsista FAPESB

lilianemg@ige.unicamp.br

 

Ailto Rodrigues Damaceno Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Geografia, UESC

Graduação em Geografia, UESC

ailtofilho@hotmail.com

Lurdes Bertol Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz

Profa. Dra. da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais - DCAA

lurdesbertol@hotmail.com

Downloads

Publicado

2009-12-23

Como Citar

Góes, L. M., Damaceno Filho, A. R., & Rocha, L. B. (2009). Oficina Pedagógica: Quadrilha junina no ensino de geografia. Geografia (Londrina), 18(2), 193–199. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p193

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas