Oficina Pedagógica: Quadrilha junina no ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p193Resumo
Sabe-se, de há muito, que se aprende com mais facilidade através de atividades lúdicas, pois o que nos chega com alegria permanece vivo na mente por muito mais tempo. No caso de estudantes do ensino fundamental e médio, essa máxima parece ser verdadeira. Em nosso estágio em Geografia, sob a coordenação da professora Lurdes Bertol Rocha, preparamos uma atividade para que os alunos entendessem de forma mais clara e fácil a lateralidade, a orientação no espaço baseado nas projeções euclidianas, ou seja, nas coordenadas geográficas, e o movimento da terra. Esse conteúdo, após trabalho em sala de aula, será aplicado, de forma prática, nos movimentos de dança de uma quadrilha junina, herança que nos veio da cultura portuguesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.