Oficina Pedagógica: Quadrilha junina no ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n2p193Abstract
Sabe-se, de há muito, que se aprende com mais facilidade através de atividades lúdicas, pois o que nos chega com alegria permanece vivo na mente por muito mais tempo. No caso de estudantes do ensino fundamental e médio, essa máxima parece ser verdadeira. Em nosso estágio em Geografia, sob a coordenação da professora Lurdes Bertol Rocha, preparamos uma atividade para que os alunos entendessem de forma mais clara e fácil a lateralidade, a orientação no espaço baseado nas projeções euclidianas, ou seja, nas coordenadas geográficas, e o movimento da terra. Esse conteúdo, após trabalho em sala de aula, será aplicado, de forma prática, nos movimentos de dança de uma quadrilha junina, herança que nos veio da cultura portuguesa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright simultaneously licensing the work under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license. This license allows third parties to distribute, remix, adapt, and develop the material in any medium or format for non-commercial purposes, giving due credit for authorship and initial publication in this journal.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to the originals in order to maintain the standardized language and the credibility of the vehicle while still respecting the authors' writing style. Conceptual suggestions, changes, or corrections will be communicated to the authors when necessary.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license.